Pular para o conteúdo principal

Posso Lavar Meus Figurinos de Ballet?

Posso Lavar Meus Figurinos de Ballet?


























Quando se trata de figurinos de ballet, cheios de pedras e adereços, pensar em água pode ser o maior perigo para a peça. Porém, ninguém quer dançar com um figurino mal cheiroso ou manchado. Assim, o que fazer?

Muitos figurinos são facilmente laváveis, talvez por não possuírem pinturas, lantejoulas, pedras, tecidos finos ou brilhos. Neste caso, é simples, basta mergulhar o figurino em água com sabão em pó ou algum sabão neutro e lavá-lo à mão mesmo, normalmente, assim como você lava suas malhas ou collants.

Depois, nada de centrífuga. Pegue o figurino, torça com cuidado e coloque-o no varal de alguma forma em que os pregadores não causem deformidade no tecido.

Porém, se seu figurino é um tutu repolho ou romântico, em tule leve, a situação já começa a ficar mais complicada, pois este tecido tende a amassar muito fácil e pegar o formato em que ele é colocado, assim, é muito fácil dele ficar todo emaranhado e perder a armação.

Então, para evitar isso, se o tutu não for anexo ao corpete, procure lavar somente o corpete e deixe o tutu de lado. Mas caso o tutu seja junto, de preferência molhe-o em água com sabão, mas não o esfregue. Retire o sabão o mais rápido possível com água corrente e torça com cuidado. Depois, ponha no varal de cabeça para baixo, se possível pendure pela calcinha do figurino, pois secando do lado contrário, será possível manter a armação do tule.

Quando se trata de coletes masculinos ou corpetes femininos, à partir do momento em que ambos tiverem bordados ou pedras, muito cuidado. Mergulhe o colete ou corpete e esfregue à mão mesmo, com cuidado, somente os pontos principais da sujeira ou suor, procurando desviar das pedrarias. Use um sabão em pedra - pode ser de coco ou outro de sua preferência - para alcançar mais precisamente os focos de sujeira, como axilas por exemplo, assim você colocará o sabão diretamente onde precisa esfregar e conseguirá retirar a sujeira rapidamente, antes que qualquer pedraria se solte. Este cuidado é ainda mais importante se as pedras forem coladas, quanto mais rápido você conseguir lavar, menos chances de qualquer pedra se soltar.

Se seu problema é um tutu bandeja, o ideal é levá-lo para uma pessoa especialista em lavagem de figurinos, pois esta peça é muito sensível. Porém, se não houver como fazer isso e precisar muito lavar o seu tutu, o ideal é que lave somente o corpete dele. Nunca lave o prato, a goma do tecido sairá e ele perderá a armação.

Para lavar somente o corpete do tutu, dá um pouco mais de trabalho, eu já fiz esta façanha, mas precisei de ajuda.

Encha um balde ou tanque com água e prepare o sabão que irá utilizar. Peça que alguém segure o tutu pela calcinha, e mergulhe com cuidado e devagar o corpete. Enquanto isso vá esfregando o que for necessário rapidamente e, com água sem sabão preparada em outro recipiente, já vá enxaguando. Cuidado para não espirrar sabão ou água no prato. Depois, torça com cuidado e pendure o figurino pela calcinha para escorrer, assim a água não escorrerá em direção ao prato.

Infelizmente, lavar a calcinha do tutu bandeja já fica mais difícil, pois será muito fácil a água escorrer para o prato, então, nesse caso, é indicado a lavagem profissional, bem como a lavagem do próprio prato, que deve ser feita à seco por lavanderias especializadas.

Depois de seco, guarde seu figurino em um porta tutu ou capa. Vale usar amaciante pra deixar o figurino cheirosinho até a próxima vez de usá-lo.

Uma dica bem interessante na hora de lavar figurinos que contenham pedras é bater uma foto bem de perto de cada bordado, assim, após a lavagem, verifique se alguma pedra caiu no fundo do tanque (que deve estar com o ralo bem tampado para evitar que a pedra vá embora), e se tiver caído, é só verificar na foto de onde caiu e bordar de volta.

Muito cuidado ao higienizarem seus figurinos, mas cuidado redobrado com figurinos mal cheirosos ou cheios de manchas de sujeira, é muito feio! É seu material de trabalho, merece cuidado e zelo!

Link do meu Canal : https://www.youtube.com/channel/UCUABeDwidmE4jZwgpv97tUg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases de Dança - Vida de Bailarina

Olá Bailarinos e Bailarinas tudo bem com vocês ? O post de hoje é Frases de Dança . Espero muito que vocês gostem! Frases de Dança - Vida de Bailarina  "A única coisa que está em seu caminho para a perfeição, é você mesma." (Cisne Negro) "O artista deve ter em mente que faz parte da vida de seu país e que a ele cabe dar exemplos que motivem e orientem as novas vocações." (Ana Botafogo) "Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez!" (Friedrich Nietzsche) "A dança é uma tentativa muito rude de penetrar no ritmo da vida." (George Bernard Shaw) "Se você já foi ousada, não permita que a amansem" (Isadora Duncan bailarina) "A perfeição não está só no controle. Também está em se deixar levar. Surpreender a si mesma e depois a plateia. Transcendência. E poucos têm isso dentro de si." (Cisne Negro) "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escut

Posições dos braços no Ballet clássico.

Posições dos braços no Ballet clássico. Muito se fala sobre os pés e muito se esquece dos braços! Tão importantes, tão lindos quando bem usados.Esse post é voltado às nomeações das posições em cada método, pois eles têm características particulares das posições de braços. Seja, qual for o método que estuda, é importante: manter os braços quase sempre levemente arredondados, sem tensão virar a palma da mão para dentro unir os dedos unidos deixando o dedo polegar escondido atrás dos outros e deixar o dedo apontador levemente separado dos demais atentar-se aos cotovelos para que não fiquem caídos, deixar os braços um pouco à frente do corpo, deixando a mão seguir a linha do braço ❤ Posições :  Bras bas :  os braços devem estar descontraídos, um pouco adiante do corpo e pouco dobrados nos cotovelos, com os dedos continuando a curvatura dos braços para criar um formato oval. Não se esqueça de relaxar os ombros, manter os polegares próximos dos outros dedos e procurar

Como Relaxar os pés Após Aulas Pesadas de Pontas

Relaxar os Pés Após Aulas Pesadas de Pontas Sabe aquele dia que seus professores estão decididos a acabar com a sua vida e arregaçar o seu pé até o último? Aquele momento tenso em que parece que depois da aula nem o sapato vai conseguir entrar pra você ir pra casa? Sim, todo mundo já passou, ou ainda vai passar, por um dia de ensaio intenso, e quando chegamos em casa o pé está simplesmente destruído. Daí, você se lembra de algo ainda pior: Amanhã tem ensaio de novo! Assim, para vocês não desistirem de viver, e aguentarem ir pra aula no dia seguinte, trago hoje uma receita milenar ultra mega blaster master, relaxante de pés 2000 ( rsrsrsrs ). Para fazer a receitinha você só vai precisar de: ♥   Balde ou Bacia que caibam seus dois pés. Se tiver um balde bem largo e alto é melhor, pois assim você vai conseguir relaxar os pés e parte das pernas ao mesmo tempo. ♥   Sal Grosso ♥   Água Quente ♥   Hidratante Corporal ou Óleo de Massagem.