Pular para o conteúdo principal

Ballet de Repertório - Dom Quixote

Ballet de Repertório - Dom Quixote





















Dom Quixote estreou em 26 de Dezembro de 1869, no Teatro Bolshoi pelo Ballet Imperial com coreografia de Marius Petipa e Alexander Gorsky.

Papéis principais dançados por Anna Sobeshenskaya (Kitri) e Sergei Sokolov (Basilio).

Transformar um clássico da literatura em um balé é muito difícil. Mas os elementos que Miguel de Cervantes apresentou em “Don Quixote” dão oportunidade para prolongar os espetáculo. É um conto de heroísmo, romance e ilusão, o que nos leva a achá-lo um grande balé mesmo sem nunca antes termos assistido.

A característica fundamental do espetáculo são os traços hispânicos, com seus animados cavaleiros e espevitadas signoritas, que vão totalmente ao contrário da política de seu país de origem, a União Soviética.

A Revolução de 1917 fez surgir Nicholas Sergeyev, que foi à Rússia. Ele só levou o essencial: comida, roupas e a coreografia de balés clássicos. Após alguns anos, Sergeyev fez as platéias orientais assistirem a versão completa de “Dom Quixote” pela primeira vez. Não era o que esperavam.

Os ares e o fogo espanhol atraíram Marius Petipa a coreografar este balé. E desde então ele tem atráido a qualquer bailarino. Comumente, esse tipo de dança não é para as pessoas que gostam de posar enquanto dançam, pois tem um ritmo mais solto e descontraído. Petipa importou o estilo espanhol e é ele que o mantém de pé até hoje.

A maior parte do fogo deste ballet está concentrado no principal pas-de-deux. Os bailarinos dançam e mostram a sensualidade, uma característica rara no mundo do balé, e assim pode-se medir a capacidade de um grande ator.

A versão para o balé de “Dom Quixote” não prova apenas a genialidade de Cervantes, mas sim de Marius Petipa, que provou que se pode fazer coeografias lindíssimas e maravilhosas saindo um pouco dos padrões.

Personagens:

Dom Quixote

Sancho Pança

O Balharee Sansão Carrasco

Antonina

Lourenço, estaleiro

Kitri, sua filha

Gamache

Basílio, um barbeiro

Um Chefe Cigano

Graciosa, sua filha

Aldeões, toureiros, ciganos, fadas, Etc.

Prólogo: Levado pela visão de Dulcinéia, Dom Quixote começa sua aventura ao lado de seu fiel escudeiro Sancho Panza.

Ato I: Sevilha. Kitri, a filha de Lorenzo, está apaixonada por Basilio, mas decobre que seu pai quer casá-la com Gamache, um nobre. Dom Quixote e Sancho Panza entram na vila, provocando grande comoção. Ao olhar para Kitri, Dom Quixote pensa que achou sua Dulcinéia. Movidos pela idéia do casamento arranjado, Kitri e Basilio, aconselhados por Espada e Mercedes, decidem seguir Dom Quixote e Sancho Panza. Gamache e Lorenzo perseguem o casal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases de Dança - Vida de Bailarina

Olá Bailarinos e Bailarinas tudo bem com vocês ? O post de hoje é Frases de Dança . Espero muito que vocês gostem! Frases de Dança - Vida de Bailarina  "A única coisa que está em seu caminho para a perfeição, é você mesma." (Cisne Negro) "O artista deve ter em mente que faz parte da vida de seu país e que a ele cabe dar exemplos que motivem e orientem as novas vocações." (Ana Botafogo) "Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez!" (Friedrich Nietzsche) "A dança é uma tentativa muito rude de penetrar no ritmo da vida." (George Bernard Shaw) "Se você já foi ousada, não permita que a amansem" (Isadora Duncan bailarina) "A perfeição não está só no controle. Também está em se deixar levar. Surpreender a si mesma e depois a plateia. Transcendência. E poucos têm isso dentro de si." (Cisne Negro) "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escut

Posições dos braços no Ballet clássico.

Posições dos braços no Ballet clássico. Muito se fala sobre os pés e muito se esquece dos braços! Tão importantes, tão lindos quando bem usados.Esse post é voltado às nomeações das posições em cada método, pois eles têm características particulares das posições de braços. Seja, qual for o método que estuda, é importante: manter os braços quase sempre levemente arredondados, sem tensão virar a palma da mão para dentro unir os dedos unidos deixando o dedo polegar escondido atrás dos outros e deixar o dedo apontador levemente separado dos demais atentar-se aos cotovelos para que não fiquem caídos, deixar os braços um pouco à frente do corpo, deixando a mão seguir a linha do braço ❤ Posições :  Bras bas :  os braços devem estar descontraídos, um pouco adiante do corpo e pouco dobrados nos cotovelos, com os dedos continuando a curvatura dos braços para criar um formato oval. Não se esqueça de relaxar os ombros, manter os polegares próximos dos outros dedos e procurar

Como Relaxar os pés Após Aulas Pesadas de Pontas

Relaxar os Pés Após Aulas Pesadas de Pontas Sabe aquele dia que seus professores estão decididos a acabar com a sua vida e arregaçar o seu pé até o último? Aquele momento tenso em que parece que depois da aula nem o sapato vai conseguir entrar pra você ir pra casa? Sim, todo mundo já passou, ou ainda vai passar, por um dia de ensaio intenso, e quando chegamos em casa o pé está simplesmente destruído. Daí, você se lembra de algo ainda pior: Amanhã tem ensaio de novo! Assim, para vocês não desistirem de viver, e aguentarem ir pra aula no dia seguinte, trago hoje uma receita milenar ultra mega blaster master, relaxante de pés 2000 ( rsrsrsrs ). Para fazer a receitinha você só vai precisar de: ♥   Balde ou Bacia que caibam seus dois pés. Se tiver um balde bem largo e alto é melhor, pois assim você vai conseguir relaxar os pés e parte das pernas ao mesmo tempo. ♥   Sal Grosso ♥   Água Quente ♥   Hidratante Corporal ou Óleo de Massagem.