Pular para o conteúdo principal

A origem do Ballet - Ellen Silva

A Origem do Ballet 


As origens do balé estão ligadas às celebrações públicas italianas e francesas nos séculos XV, XVI e XVII. Na Itália, a impulsiva representação dramática resultou no balleto, - de ballo (“ dança" ) e ballare ("dançar" ) - enormes espetáculos que duravam horas (e até mesmo dias) e utilizavam a dança, poemas recitados, canções e efeitos cênicos, todos organizados em torno de um enredo principal e com homens e garotos ricamente trajados no lugar da corte encenando os principais papéis. Os espetáculos eram apresentados em grandes salões ou em quadras de tênis (teatros modernos não eram construídos antes do séc. XVI). A audiência para estas apresentações era composta principalmente por pessoas da corte, que contratavam dançarinos de alto escalão para ensinar aos amadores. Em 1460, Domenico da Piacenza escreveu um de seus primeiros manuais de dança.

 
No Brasil, o primeiro espetáculo de balé clássico  foi montado em 1813, no Rio de Janeiro, nos palcos do Real Teatro de São João, com a direção de Lacombe. Mas esta arte só floresceu no Brasil no século seguinte, com a celebração das companhias russas de Diaghilev e de Pavlova, na mesma cidade, só que agora no Teatro Municipal. Posteriormente, nasceram talentos como os de Dalal Achcar, Márcia Haydée, Tatiana Leskova, Ana Botafogo, entre outros.

Princípios básicos

Os princípios básicos do balé são postura ereta, uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
Ballet clássico – O ballet (do italiano balletto, pelo francês ballet), é o nome dado a um estilo de dança e a sua performance. O termo deriva do italiano ballare que significa bailar.
 
Ballet romântico - surgiu na primeira metade do século XIX, em 1830, e atraiu muitas pessoas devido o Movimento Romântico Literário que acontecia na Europa. É um dos mais antigos e prezam pela magia e a delicadeza de movimentos. A protagonista é sempre frágil, doce, delicada e apaixonada, sendo a marca registrada a sapatilha de ponta e em seguida os corsets e o tutu (saias feitas de tule, mais longas que o tutu usado no balé neoclássico).
 
Ballet moderno - O balé moderno é um estilo de dança que combina muito bem as possibilidades técnicas do balé clássicas aliadas à força, flexibilidade, resistência, equilíbrio, criatividade e beleza de movimentos. Explora as possibilidades motoras do corpo humano, usando o dinamismo, o emprego do espaço e do ritmo corporal. É uma nova linguagem que segue uma linha de pensamento bem atual, onde cada um traz para seu próprio corpo suas vivências, seus conteúdos, sua linha de raciocínio, seus medos, anseios, e principalmente suas atitudes perante a vida através do movimento.

Então Bailarino(a)s foi isso espero que vocês tenham gostado .
E se vocês quiserem mais publicações relacionadas á esse post só colocarem aqui nos coméntarios tá bom ?
Um beijo para todos !!!

Postado por : Vida de Bailarina 

Link do meu Canal : https://www.youtube.com/channel/UCUABeDwidmE4jZwgpv97tUg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases de Dança - Vida de Bailarina

Olá Bailarinos e Bailarinas tudo bem com vocês ? O post de hoje é Frases de Dança . Espero muito que vocês gostem! Frases de Dança - Vida de Bailarina  "A única coisa que está em seu caminho para a perfeição, é você mesma." (Cisne Negro) "O artista deve ter em mente que faz parte da vida de seu país e que a ele cabe dar exemplos que motivem e orientem as novas vocações." (Ana Botafogo) "Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez!" (Friedrich Nietzsche) "A dança é uma tentativa muito rude de penetrar no ritmo da vida." (George Bernard Shaw) "Se você já foi ousada, não permita que a amansem" (Isadora Duncan bailarina) "A perfeição não está só no controle. Também está em se deixar levar. Surpreender a si mesma e depois a plateia. Transcendência. E poucos têm isso dentro de si." (Cisne Negro) "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escut

Posições dos braços no Ballet clássico.

Posições dos braços no Ballet clássico. Muito se fala sobre os pés e muito se esquece dos braços! Tão importantes, tão lindos quando bem usados.Esse post é voltado às nomeações das posições em cada método, pois eles têm características particulares das posições de braços. Seja, qual for o método que estuda, é importante: manter os braços quase sempre levemente arredondados, sem tensão virar a palma da mão para dentro unir os dedos unidos deixando o dedo polegar escondido atrás dos outros e deixar o dedo apontador levemente separado dos demais atentar-se aos cotovelos para que não fiquem caídos, deixar os braços um pouco à frente do corpo, deixando a mão seguir a linha do braço ❤ Posições :  Bras bas :  os braços devem estar descontraídos, um pouco adiante do corpo e pouco dobrados nos cotovelos, com os dedos continuando a curvatura dos braços para criar um formato oval. Não se esqueça de relaxar os ombros, manter os polegares próximos dos outros dedos e procurar

Como Relaxar os pés Após Aulas Pesadas de Pontas

Relaxar os Pés Após Aulas Pesadas de Pontas Sabe aquele dia que seus professores estão decididos a acabar com a sua vida e arregaçar o seu pé até o último? Aquele momento tenso em que parece que depois da aula nem o sapato vai conseguir entrar pra você ir pra casa? Sim, todo mundo já passou, ou ainda vai passar, por um dia de ensaio intenso, e quando chegamos em casa o pé está simplesmente destruído. Daí, você se lembra de algo ainda pior: Amanhã tem ensaio de novo! Assim, para vocês não desistirem de viver, e aguentarem ir pra aula no dia seguinte, trago hoje uma receita milenar ultra mega blaster master, relaxante de pés 2000 ( rsrsrsrs ). Para fazer a receitinha você só vai precisar de: ♥   Balde ou Bacia que caibam seus dois pés. Se tiver um balde bem largo e alto é melhor, pois assim você vai conseguir relaxar os pés e parte das pernas ao mesmo tempo. ♥   Sal Grosso ♥   Água Quente ♥   Hidratante Corporal ou Óleo de Massagem.